Você também tem dúvidas de como aliviar os sintomas da menopausa? Em geral, o corpo feminino começa a se preparar para essa fase entre os 45 e 55 anos. Nesse período, há a redução dos níveis hormonais, como progesterona e estrogênio.
Como resultado, a mulher passa a sentir os temíveis efeitos desagradáveis, como ondas de calor, irritabilidade, aumento de peso, alterações na pele, entre outros. O problema é que essas mudanças podem prejudicar a qualidade de vida e os relacionamentos interpessoais. Por isso, é fundamental saber como aliviar os sintomas da menopausa.
A boa notícia é que mudar alguns hábitos no seu dia a dia ajuda muito a amenizar esses incômodos. Acompanhe este post e veja o que você pode fazer para passar por esse período com mais tranquilidade!
O que é menopausa?
A menopausa, ou climatério, como também é chamada, acontece quando a mulher deixa de menstruar por mais de 12 meses seguidos. Por sua vez, a perimenopausa é o período de transição. Ou seja, começa a partir do momento em que a pessoa passa a sentir os primeiros sintomas.
Geralmente, esse período dura 4 anos, mas pode ser diferente para cada uma, já que varia a intensidade dos efeitos. Outro ponto importante é que na maioria dos casos, a menopausa acontece naturalmente, por volta dos 50 anos. No entanto, ela pode ser induzida por algum tipo de cirurgia ou tratamento com medicamentos que a mulher precise fazer.
Quais são os principais sintomas?
Já na fase de perimenopausa, o corpo passa por mudanças devido à diminuição da produção de hormônios sexuais. Assim como cada organismo é único, os sintomas da menopausa podem variar entre as mulheres. Os mais comuns são:
- suores noturnos;
- dificuldade para dormir;
- alterações de humor, como irritabilidade, ansiedade, estresse;
- secura vaginal;
- queda da libido;
- dificuldade de concentração e memorização;
- incontinência urinária;
- aumento do peso e do volume abdominal;
- perda da massa óssea;
- enfraquecimento das unhas;
- ressecamento da pele.
Como descobrir se realmente é menopausa?
Apesar dos sintomas bem característicos, é importante consultar um ginecologista para saber se você está chegando ou já chegou na menopausa. O médico vai solicitar alguns exames para confirmar, como dosagem de FSH, TSH, LH, cortisol, estradiol e prolactina. Ao analisar o resultado, ele poderá indicar o tratamento mais adequado, se houver necessidade.
Como aliviar os sintomas da menopausa?
Em alguns casos, um médico poderá recomendar algum tratamento com medicamentos, como a reposição hormonal. Mas, em todas as situações, é recomendável mudar alguns hábitos cotidianos para amenizar os sintomas e obter mais qualidade de vida, como:
- aumentar a ingestão de água;
- comer alimentos ricos em isoflavonas e lignanas ? como batata-doce, grão-de-bico, nabo, couve-rábano, brócolis, lentilha, repolho, tofu, semente de linhaça e de abóbora;
- aumentar o consumo de vitamina C;
- tomar um pouco de sol regularmente para elevar os níveis de vitamina D;
- vestir camadas de roupas para ficar mais fácil de tirar quando sentir as ondas de calor;
- usar lubrificante vaginal à base de água;
- praticar atividades físicas regularmente, como caminhadas e ioga;
- evitar o consumo de álcool e cigarro;
- usar diariamente um bom hidratante corporal para eliminar o ressecamento da pele. Outra solução é usar adesivos de silicone, que - estimulam a hidratação com a própria água do corpo. Desse modo, mantém a pele macia e, ainda, suaviza linhas e rugas.
Agora que você já sabe como aliviar os sintomas da menopausa, não deixe de incluir essas práticas no seu dia a dia.
Como visto, são cuidados fáceis de serem seguidos, mas que certamente vão fazer uma diferença grande em sua vida, principalmente nesse momento.
Quer saber o que fazer para cuidar ainda mais da sua pele nesse período? Uma das melhores opções para combater o ressecamento é apostar em um bom hidratante. Então, não deixe de conferir como usar o óleo corporal do jeito certo!