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O nosso dia a dia é tão agitado, que ligamos o piloto automático e nem percebemos a vida passar. No final das contas, perdemos muitos momentos importantes e, até mesmo, o bem-estar. A boa notícia é que existe uma prática que ajuda a reverter a situação: o mindfulness.

Se você ainda não tinha ouvido falar nesse termo, saiba que ele é cada vez mais procurado por quem decide ter uma melhor qualidade de vida. Ele auxilia a viver o presente, aproveitando cada instante, sem as distrações do passado e do futuro. Quer saber mais sobre o assunto?

Continue a leitura. Neste post, explicamos o que é mindfulness, quais são os seus benefícios e como ela pode ajudar a cuidar do seu bem-estar. Confira!

O que é mindfulness?

Mindfulness ou atenção plena, como também é chamado, é um conjunto de técnicas que promovem o foco na vida presente. Com a prática, a pessoa desenvolve a mente para viver o que acontece agora, controlando a ansiedade do futuro e não remoendo o passado.

Dessa maneira, é possível tomar mais consciência das emoções e sensações, sem julgamentos. A atenção plena tem como objetivo exercitar a capacidade de aceitação, além da administração das emoções. A ideia é abandonar o piloto automático e tomar as próprias rédeas.

A respiração profunda é o principal exercício do mindfulness, pois nos permite concentrar no momento. Logo após, o foco sãos os pensamentos e os sentimentos do presente.

Quais são os benefícios dessa prática?

Os benefícios do mindfulness são muitos e podem trazer melhor qualidade de vida e bem-estar. A seguir, confira os principais.

Controle da ansiedade

Ao se concentrar no presente, os pensamentos nos acontecimentos futuros são amenizados. Assim, aquela reunião com o chefe na semana que vem não traz mais a sensação de angústia.

Melhora da memória

Você já saiu de casa e depois se perguntou se apagou o fogo ou se tirou o ferro de passar da tomada? É isso que acontece quanto não temos atenção plena. Quando focamos no que fazemos, esses esquecimentos não são mais recorrentes.

Aumento da produtividade

Se as distrações reduzem a sua produtividade, o mindfulness também pode ser muito útil. Com a prática, as atividades externas não influenciam mais na sua tarefa principal e você consegue se concentrar melhor.

Melhora da saúde

Ao comer com atenção plena, por exemplo, você melhora a digestão e a absorção de nutrientes, pois mastiga melhor os alimentos. Além disso, aproveita mais a refeição, sentindo cada aroma, sabor e textura. Dessa forma, pode ajudar na perda de peso, pois é comum reduzir a quantidade de comida ingerida com a prática.

Agora que você já sabe o que é mindfulness, pode aplicá-lo em seu skincare, evitando o uso de celulares e outras distrações. Com atenção plena, você consegue aproveitar melhor os produtos, tendo um maior carinho com a pele. Aproveite esse momento de autocontemplação para se reconectar com a sua essência. Caso queira se aprofundar no assunto, pode começar pela leitura do livro O poder do agora, de Eckhart Tolle.

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